quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O QUE É PILATES?

Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar ocorpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.
Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO PILATES?
• Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros;
• Melhorar a postura;
• Tonificar a musculatura profunda do abdômen;
• Trabalhar a percepção do corpo e da mente;
• Prevenir e recuperar lesões;
• Reduzir o “stress” e aliviar as tensões;
• Deixar sua coluna mais forte e flexível;
• Melhorar a área de movimento das articulações;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Aumentar a coordenação e o equilíbrio;
• Corrigir sobrecargas e alinhar os músculos;
• Melhorar a mobilidade e a agilidade;
• Complementar o seu treino esportivo;
• Melhorar o visual de seu corpo e a sua auto-estima.

COMO TONIFICAR O CORPO COM PILATES

Especialmente para as pilateiras que querem arrasar na estação, a Dra. Eliane Coutinho ensina hoje o segredo para tonificar o corpo pra o verão com o Pilates. Confira as dicas de exercícios que ela preparou pra você:
Para tonificar os membros superiores – Bíceps Press
ndicado para hipertrofia de membros superiores evidenciando os deltóides anteriores e bíceps braquiais, assim como o fortalecimento dos abdominais.
Posição inicial: Sentado, mantendo a coluna neutra, ombros e cotovelos a 90°.
Execução do movimento: Mantendo os ombros e cotovelos a 90°, realize um movimento de extensão dos quadris, mantendo a isometria de membros superiores. Repetições: 8 vezes.
Para tonificar os abdominais: Single Leg Stretch
Indicação: Hipertrofia e fortalecimento dos abdominais.
Posição inicial: Sentado no ápice do Barrel, com as mãos apoiadas nas barras posteriores, flexão de quadril e joelho a 90° e com a coluna neutra.
Execução do movimento: Faça a extensão de quadril e joelho unilateral mantendo a coluna neutra e contraindo o transverso do abdome (umbigo para dentro e para cima). Repetições: 8 vezes.
Para tonificar os membros inferiores: Frog Leg
Indicação: Fortalecimento dos membros inferiores, evidenciando quadríceps, rotadores externos e adutores do quadril e tríceps surral.
Posição inicial: Em decúbito dorsal com flexão, abdução e rotação externa de quadris, semi-flexão de joelhos, calcanhares unidos e coluna em posição neutra.
Execução do movimento: Realize a extensão de joelhos deslocando o carrinho, contraindo quadríceps e mantendo os membros inferiores em diagonal. Repetições: 10 vezes.
Gostou? Então não esqueça de deixar seu comentário com sugestões para as próximas matérias!
Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência®

MULHER MORANGUINHO ADERE AO PILATES

Quem acompanha a mulher Moranguinho sabe que ela sempre gostou de comer bem, não é mesmo? Mas, recentemente, ela e o marido, o cantor Naldo Benny, decidiram se render a uma vida saudável, aderindo a novos hábitos.
Naldo, que emagreceu 16kg com reeducação alimentar e exercícios, inspirou a esposa a incorporar também a atividade física ao dia a dia dela. A empresária deixou de lado a musculação e agora mantém uma vida mais equilibrada para não exceder nas formas.
Cúmplices de dieta, Naldo conta que os dois entraram em um acordo, já que ela comia muito frango e ele muito doce. Enquanto o marido pega pesado na malhação, Ellen Cardoso vai à luta também e admite estar gostando disso.
Ela, que espera Maria Vitória, com previsão de nascer em fevereiro de 2015, diz que não quer nem pensar em exercícios mais pesados pois não quer colocar a vida da filha em risco. ‘’Sofri um aborto há pouco tempo e a gente não sabe o motivo, então tenho seguido direitinho o que a obstetra me indica. Mas pedi, por favor, para ela não me deixar parada porque estou acostumada a ter um ritmo de exercícios e, de repente, deixar de fazer tudo seria ruim’’, revela.
Por ser uma atividade de baixo impacto, Ellen faz Pilates duas vezes na semana e pretende seguir assim até o final da gravidez.
“Parei a musculação e estou fazendo Pilates. Tem me ajudado bastante. A Maria é uma menina muito animada. Acho que ela canta e dança aqui na minha barriga, puxou nós dois”, conta, animada.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015






terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Pilates na Reabilitação


O Método Pilates apresenta vários benefícios que visam à prevenção, bem como a redução de riscos de lesões que possam vir a ocorrer, além de trazer um alívio às dores crônicas em especial os problemas de coluna. O método abrange o nosso corpo de uma maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alívio de pinçamentos e compressões dos disco o que gera um estímulo a circulação na região.

O método pode ser indicado para a reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, seqüelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros. O trabalho de reabilitação é bastante utilizado em pacientes que se encontram no período pré e pós-parto.

Os exercícios de Pilates podem ser praticados por pessoas sedentárias que resolvem iniciar com alguma atividade física, bem como com atletas de ponta como esportistas de diversas modalidades e bailarinos. Os exercícios podem ser direcionados tanto para pessoas que apresentam dores musculares e desvios posturais como pessoas que buscam manter ou até mesmo melhorar sua performance física. É um método que abrange uma faixa etária ampla que vai de 10 anos de idade até pessoas que se encontram na terceira idade.

Os atendimentos de Pilates voltados para a parte de reabilitação vão fazer uso de todos os acessórios dentre eles estão: bolas de diferentes dimensões, thera-bands, rolos, discos de propriocepção, bastão, magic circle, entre outros. Porém no início do processo de reabilitação se recomenda iniciar nos equipamentos de mecanoterapia, com o intuito de serem facilitadores para a execução dos movimentos, com a função de auxiliar a realização do movimento consciente ao estimular e desafiar a execução de forma tanto assistida como resistida, são eles: cadeira Combo ou Wanda, Cadillac ou Trapézio, Reformer, Wall Unit ou Unidade de Parede e o Ladder Barrel ou Baril. No solo, onde não se faz uso de nenhum tipo de equipamento ou acessórios, são mais recomendadas para pessoas que apresentam um domínio maior do seu corpo, pois são consideradas como exercícios mais avançados.

O método Pilates é bastante recomendado na reabilitação na condromalácia patelar, artroses, artrite reumatóide, e em disfunções músculo-esqueléticas como síndrome do piriforme, escoliose, espondolistese, espondilólise, estenose do canal vertebral, espondilite anquilosante, dor crônica na coluna lombar, síndrome do impácto do ombro, fibromialgia, entre outros...

Os atendimentos devem ser sempre orientados por fisioterapeutas, que tem domínio na área de cinesiologia, bem como das patologias que estão tratando. Sempre lembrando que esse atendimento mais voltado para a reabilitação devera ser realizado em atendimentos individualizados para se alcançar um melhor desempenho na realização dos movimentos de forma mais correta e alinhada possível.

Fisioterapeuta Dra. Bárbara Freiberger Schaefer
CREFITO 5 - 91787

sábado, 17 de janeiro de 2015

Testemunho de uma praticante do Pilates.


Nemora tem 25 anos atualmente. Aos 17 ela descobriu uma hérnia de disco, quando ainda dançava ballet. Confira a história dessa jovem que se tornou mais uma apaixonada pelo método Pilates depois de encontrar muitos benefícios na prática.
‘’Sou uma ex bailarina, mas ainda danço de vez em quando. Parar nunca! Dou aulas de ballet para uma comunidade carente, sou estudante de Direito e tenho uma empresa de assessoria cerimonial de casamentos. Então, minha rotina é extremamente puxada. Muitas horas de trabalho no computador, muitas horas sentada durante a semana e no final de semana muitas horas em pé por conta dos eventos! Por causa dessa rotina puxada e da hérnia de disco, volta e meia eu tinha crises de dor na coluna que me derrubavam.
Comecei o Pilates faz um ano e quem me incentivou foi minha mãe (ela é uma grande incentivadora), mas faz três meses que realmente comecei a levar a sério, pois, antes disso, passei por duas cirurgias. Enfim, nesses três meses que me dediquei mesmo, com aulas duas vezes por semana, pude experimentar resultados incríveis no corpo, perda de peso (aliada à boa alimentação), maior elasticidade e ânimo para desenvolver todas as outras tarefas do dia a dia. E aos poucos fui fortalecendo a coluna, alinhando tudo no corpo e reduzindo minhas dores. Fui me apaixonando pelo Pilates!
Boa parte de todos esses bons resultados tem parcela de mérito do meu treinador, que é um incentivador nato! Foi por causa dele também que criei um Instagram só de Pilates, tudo para motivar, agora não só a mim, mas a outras pessoas também! Não me vejo mais sem essa atividade tão completa que melhora a saúde, esculpe o corpo e relaxa a mente!’’

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pilates e Patologias da Coluna.

A lombalgia, ou simplesmente dor nas costas é a doença crônica que mais afeta os brasileiros, acometendo um de cada três pessoas, segundo estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Esses quadros podem ter origem de diversas situações, como esforços repetitivos, excesso de peso corporal, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural e posição não ergonômica na casa e no trabalho. O tratamento dessas dores é multidirecional: focando inicialmente no alívio da dor e posteriormente no reforço muscular para manutenção e prevenção de problemas. Dentro de um programa de tratamento está a retirada da causa direta da dor, a prática de exercícios para melhorar a força e o controle muscular, a reeducação postural e principalmente a ativação e fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna vertebral.

O método Pilates foi criado por Joseph Humberts Pilates em 1920 que definiu sua técnica como a completa interação entre corpo, mente e espírito e segundo ele, “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio”.

O Pilates é a fusão da abordagem terapêutica oriental e ocidental. Essas técnicas orientais visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, objetivos somados aos das técnicas ocidentais, que tem ênfase na ativação do “centro de força”, musculatura responsável pela estabilização e controle da coluna, para realização dos exercícios com fluidez e perfeição.

Através dessa mistura, o tratamento é extremamente eficiente, apresentando baixo impacto, proteção das articulações, correção da postura e da respiração. Conscientizando o corpo do praticante sobre os diversos alinhamentos e encaixes, a coluna vertebral é colocada em prumo, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo, assim aliviando dores e desconfortos. Além disso, o condicionamento físico é restabelecido, o que traz saúde de forma geral ao organismo.

Quando aplicado por profissionais habilitados e especializados, os objetivos do Pilates podem ser definidos de maneiras diferentementes para cada pessoa, o que possibilita a diminuição da dor e a prevenção de futuros problemas, independente de idade ou aptidão física do praticante. Mas lembre-se, consulte seu médico regularmente ou em caso de dúvidas sobre seu real estado de saúde

A lombalgia, ou simplesmente dor nas costas é a doença crônica que mais afeta os brasileiros, acometendo um de cada três pessoas, segundo estudo feito pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Esses quadros podem ter origem de diversas situações, como esforços repetitivos, excesso de peso corporal, pequenos traumas, condicionamento físico inadequado, erro postural e posição não ergonômica na casa e no trabalho. O tratamento dessas dores é multidirecional: focando inicialmente no alívio da dor e posteriormente no reforço muscular para manutenção e prevenção de problemas. Dentro de um programa de tratamento está a retirada da causa direta da dor, a prática de exercícios para melhorar a força e o controle muscular, a reeducação postural e principalmente a ativação e fortalecimento dos músculos responsáveis pela estabilização da coluna vertebral.

O método Pilates foi criado por Joseph Humberts Pilates em 1920 que definiu sua técnica como a completa interação entre corpo, mente e espírito e segundo ele, “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio”.

O Pilates é a fusão da abordagem terapêutica oriental e ocidental. Essas técnicas orientais visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, objetivos somados aos das técnicas ocidentais, que tem ênfase na ativação do “centro de força”, musculatura responsável pela estabilização e controle da coluna, para realização dos exercícios com fluidez e perfeição.

Através dessa mistura, o tratamento é extremamente eficiente, apresentando baixo impacto, proteção das articulações, correção da postura e da respiração. Conscientizando o corpo do praticante sobre os diversos alinhamentos e encaixes, a coluna vertebral é colocada em prumo, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo, assim aliviando dores e desconfortos. Além disso, o condicionamento físico é restabelecido, o que traz saúde de forma geral ao organismo.

Quando aplicado por profissionais habilitados e especializados, os objetivos do Pilates podem ser definidos de maneiras diferentementes para cada pessoa, o que possibilita a diminuição da dor e a prevenção de futuros problemas, independente de idade ou aptidão física do praticante. Mas lembre-se, consulte seu médico regularmente ou em caso de dúvidas sobre seu real estado de saúde

sábado, 10 de janeiro de 2015

Ética de trabalho

O Studio:
O Studio FisioFit não é uma academia de ginástica, mais é um espaço feito para quem deseja um atendimento exclusivo na hora de cuidar do corpo.
Aqui você estará sempre acompanhado do seu professor e terá toda a atenção que precisar. O ambiente e a sala de Pilates, tudo foi planejado para garantir o seu bem-estar e claro, os resultados das suas atividades.
A Equipe é formada por Fisioterapeuta e Educadora Física, com apoio de uma Nutricionista.
O Studio da Clínica FisioFit Paulínia é um espaço para você esquecer da vida lá fora e se preocupar apenas com seu bem-estar.

O criador do Pilates


Joseph Pilates nasceu em 8 de dezembro de 1880, na cidade alemã de Monchengladbach, perto de Dusseldorf – Alemanha. Tinha três irmãos e com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Por isso, ainda adolescente, foi destro ginasta, esquiador e mergulhador.
Preparou-se em fisiologia, anatomia e conhecimento da Medicina do Oriente. Pilates foi um estudioso das modalidades Ocidentais e Orientais de exercício da época, mas principalmente das antigas filosofias gregas e romanas em busca do equilíbrio e da manutenção da saúde física e mental. Seu pai era um premiado ginasta e sua mãe naturopata, o que provavelmente influenciou sua filosofia de vida, que busca o bem-estar. Em 1912, aos 32 anos, viajou para a Inglaterra desempenhando-se em diversas atividades, tais como boxe, trabalho circense, e como instrutor de defesa pessoal na Polícia Civil Inglesa.
Joseph Pilates, no começo da primeira Guerra Mundial, esteve recluso com outros alemães nos campos de Lancaster, Inglaterra. Ocupa seu tempo livre dando aulas aos internos. Recebe muito crédito, posto que nenhum deles foi afetado pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses. Ainda recluso, atuou como enfermeiro junto aos doentes e feridos na guerra. Conseguiu deixar seus pacientes estáveis e apesar de seus ferimentos eles foram capazes de se movimentar por si mesmos, graças à firmeza de seus músculos.
Foram assim todos beneficiados com a melhora na saúde, o que seria impossível sem a presença de treinos e exercícios. Pilates tinha um estilo particular e único de ajudar os doentes, sempre inovando e procurando o melhor para eles. Na época desenvolveu o que seriam os aparelhos conhecidos em nossos dias: REFORMER,CADILLAC, ELETRIC CHAIR, WUNDA CHAIR, FULL BARREL, TOWER (GUILHOTINA), PEDIPOLE e diferentes acessórios.
Depois da Guerra Pilates retorna à Alemanha. Foi na década de 20 que fez seu primeiro contato com o mundo da dança. Conhece Rudolf Von Laban, que incorpora algumas das técnicas de “CONSTRUÇÃO CORPORAL” de Pilates em suas aulas. Paralelamente o governo alemão lhe pede que aplique seu treinamento nas forças armadas. Nesta época, imigra para os Estados Unidos, em 1926, aos 46 anos, a convite do empresário de Box americano Nat Fleischeir e de Max Schmeling, campeão mundial de Box que também era seu amigo.
No barco que o leva à América, conhece Clara, que seria sua futura esposa. “Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável”, dizia Clara. Joseph começa a trabalhar em uma academia de treinamento para boxeadores, no mesmo edifício em que se localizavam várias escolas de dança. Trabalhou também com médicos, artistas circenses, ginastas, músicos, astros e estrelas do cinema, executivos, vendedores e estudantes.
Nos Estados Unidos, o MÉTODO PILATES® atraiu imediatamente a atenção do mundo da dança americana. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com a “Contrologia”, que se tornou uma parte fundamental do treinamento e da reabilitação de muitos bailarinos e artistas. Nomes conhecidos como Martha Graham, George Balanchine, Ruth St. Dennis, entre outros, praticavam e recomendavam o Método aos seus próprios alunos.
Em janeiro de 1966, ocorreu um incêndio no Studio na Oitava Avenida e Joseph, na tentativa de salvar seus arquivos e equipamentos, caiu através do piso queimado, sustentando-se em uma viga até ser resgatado pelos bombeiros. Alguns acreditam que esse foi o motivo da sua morte, em outubro de 1967, aos 87 anos de idade. Fiel expoente de seu próprio sistema, estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época. O tempo confirmou a verdade de suas afirmações.
Sua esposa Clara, considerada uma extraordinária maestra e sendo muito acessível, continua seu trabalho ensinando e comandando o Studio junto a Romana Kryzanowska até sua morte em 1976.

Modalidade das aulas

Como são as aulas:
O Studio FisioFitness Pilates oferece aulas com no máximo 3 alunos por aula, podendo ser individual. Cada aula tem 1 hora de duração e conduz o praticante ao perfeito alinhamento dos corpos físicos, mental e emocional.
Você trabalhará o corpo de acordo com suas necessidades particulares, nos mais diversos aparelhos e acessórios, sempre orientado por excelente profissionais, o que lhe proporciona excelente resultados.
As aulas possuem agendamento mensal, o que garante horários fixos com direito a reposição quando for necessário, conforme regulamento interno.

O que é Pilates.



O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H.Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.
Os princípios existem para garantir que a atividade seja realizada de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente; respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo
Os princípios são: respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez

Indicações e Benefícios do Pilates




O Método Pilates está estruturado para o atendimento das diversas faixas etárias, a partir de 9 anos de idade, sem idade máxima limite.
De acordo com a estrutura do Studio, podem ser atendidos desde sedentários, até atletas de alto nível, com programas de condicionamento físico ou com atividades de reabilitação.
Em caso de idosos o método recupera funções motoras perdidas, oferece um programa de reestruturação postural com benefícios para o equilíbrio,flexibilidade, força, recuperação do controle das funções orgânicas como incontinência urinária e autonomia para o desenvolvimento das tarefas do dia a dia.
Já para as gestantes, a modalidade alonga e fortalece a musculatura, principalmente a de abdômen, glúteos e parte inferior das costas, considerada o centro de força do corpo e responsável pela sustentação da coluna vertebral. Além de ganhar condicionamento físico e bem-estar e controlar o peso, a gestante que faz Pilates ganha um abdômen mais forte pois, se essa musculatura estiver bem treinada, ela se recupera mais rapidamente após o parto.


Benefícios:


  • Aumenta a resistência física e mental;
  • Alongamento e maior controle corporal;
  • Correção postural;
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior mobilidade das articulações;
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos;
  • Aumento da concentração;
  • Trabalha a respiração;
  • Promove relaxamento.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Inicio